quarta-feira, 2 de novembro de 2011

ORIENTAÇÃO PARA PROFESSORES – TDAH

Exemplos comuns na escola:
- Não copia frases completas.
- Esquece sinais gráficos.
- Não pinga o “i” e não corta o “t”.
- Ao fazer contas não presta atenção nos sinais.
- Trabalho escolar confuso e desorganizado
- Desorganização para escrever e fazer anotações no caderno.
- Perde folhas, passa o conteúdo de história que é de português.
- Material mal cuidado.
- Perde objetos e materiais. Nunca acha os seus pertences na mochila.
- Pede repetição com freqüência.
- Alteração no ritmo da fala.
- Dificuldade na estruturação de sentenças.
- Demora para cumprir as tarefas.
- Participa pouco de tarefas tradicionais.
- Impulsividade nos diálogos – dificuldades com turnos.

ORIENTAÇÕES:

- Caderno de comunicação entre a família, escola e profissionais.
- Deixe a criança em local adequado na sala.
- Sempre que possível, transforme as tarefas em jogos: Motivação.
- Intercale as atividades de alto e baixo interesse durante o dia.
- Estabeleça pequenos intervalos entre as tarefas cotidianas.
- Realize tarefas visuo-auditivas ou multissensoriais. Tarefas com mais de uma pista, facilitam a compreensão e assimilação da informação.
- Divida as tarefas em partes.
- Não monitore o tempo. Mas incentive prazos para entrega das tarefas.
- Ressalte os pontos importantes da matéria, estimulando a criança a tomar nota do que foi dito.
- Sinalize, sempre que possível à evolução e os sucessos.
- Avalie as tarefas executadas pela qualidade.
- Faça uma recapitulação do que foi dito em sala e use esquemas para ilustrar.
- De forma discreta olhe as tarefas da criança. Supervisão adicional.
- Combine as saídas da sala de aula e assegure o retorno.
- Sala com poucos estímulos visuais.
- As ordens devem ser breves e claras.
- Rotina da classe seja clara e previsível.
- Peça para a criança repetir as ordens recebidas.
- Exponha as regras.
- Cores diferentes no caderno.
- Destaque as palavras chaves.
- Utilize canetas marca texto.
- Combine um sinal só de vocês: professor <> aluno
- Critérios diversificados para avaliar o aluno.
- Considerar progressos individuais.
- Estimule as atividades físicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário