sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Orientações aos Pais de crianças com TDAH (transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade

Compreendendo o TDAH
O transtorno do déficit de atenção / hiperatividade é um transtorno de desenvolvimento do autocontrole que consiste em problemas com os períodos de atenção, com o controle do impulso e com o nível de atividade. Esses problemas são refletidos em prejuízos na vontade da criança ou em sua capacidade de controlar seu próprio comportamento relativo à passagem do tempo – em ter em mente futuros objetivos e conseqüências. Não se trata apenas de estar desatento ou hiperativo. Não se trata apenas de um estado temporário que será superado, de uma fase probatória, porém anormal, da infância. Não é causado por falta de disciplina ou controle parental. O TDAH é um transtorno real e um obstáculo real que pode ser uma irritação.
Em geral, os sintomas são basicamente os mesmos, expressando-se de forma parecida nas diferentes etapas da vida: o aluno que não presta atenção ao que a professora diz e o marido que parece não escutar o que a mulher está contando; a aluna que não para sentada um minuto sequer e a profissional que vive arranjando coisas para fazer e se movimentar o tempo todo; o garoto que responde a pergunta sem ler até o final porque é impulsivo e o marido que decide as coisas sem consultar a esposa. ( MATTOS, 2003 )
Pais e professores freqüentemente descrevem as crianças com TDAH das seguintes maneiras:
“ Meu filho parece não ouvir.”
“ Ele é “pavio curto”, as capacidade para “engolir sapos” é reduzida mesmo quando isso é vantajoso para ele”
“ Minha criança não termina tarefas que lhe são designadas”
“ Meu aluno parece ler de forma automática e apesar de ter a compreensão correta das palavras não entende o texto e não memoriza fatos importantes”
“ Meu filho sonha acordado”
“ O início da brincadeira parece sempre ser empolgante e interessante, mas logo essa brincadeira se torna chata”
“ Minha filha perde coisas com freqüência”
“ Minha criança não consegue concentrar-se e distrai-se com facilidade”
“ Meu filho não consegue trabalhar de forma independente,se não for supervisionado”
“ Ele muda de uma atividade incompleta para outra.”
“ Ela é freqüentemente confusa ou parece estar num nevoeiro”.
Tudo isso se refere a problemas relacionados à atenção e concentração.
Pessoa com TDAH tem problemas para fixar sua atenção em coisas por mais tempo que outras.
Elas lutam com tenacidade para manter sua atenção em atividades mais longas que as usuais, especialmente aquelas mais maçantes, repetitivas ou tediosas.
Tarefas escolares desinteressantes, atividades domésticas extensas e palestras longas são problemáticas, assim como leituras extensas, trabalhos desinteressantes, prestar atenção a explicações sobre assuntos desinteressantes e finaliza projetos intensos. (BARKCLEY,2002)
A medida que as crianças crescem ,esperamos que elas se tornem aptas a fazer tais coisas.Quanto mais velhas ficam ,mais devem ser capazes de realizar tarefas necessárias, porém desinteressantes. Aquelas com TDAH irão ficar atrás de outras nessa capacidade. Isso irá exigir que outros participem, auxiliando a guiar, supervisionar e estruturar seu trabalho e seu comportamento. É fácil então, perceber como freqüentemente emergem conflitos entre as crianças com TDAH e seus pais e professores.
O que os pais podem fazer para ajudar

Geralmente a impressão que a família tem de um lar que possui uma criança com TDAH é que parecem freqüentemente estar num campo de batalhas. A criança geralmente viola as regras, negligência tarefas doméstica opõe-se as tarefas de casa e definitivamente perturbam a paz.
O TDAH não tem cura, mas existem alguns princípios que os pais podem trabalhar com seus filhos para melhorar o comportamento deles, seus relacionamentos sociais e o ajuste geral em casa.
O primeiro passo é informar-se sobre o que realmente é o TDAH, suas causas e como ele se manifesta nas diversas situações do dia- a –dia e nos diferentes lugares que a criança freqüenta. Deve-se aceitar o TDAH como um problema real e procurar se orientar como devem se comportar com seu filho.
Os pais devem ajudar as crianças a entenderem suas dificuldades, uma vez que elas próprias não têm uma boa crítica sobre seu comportamento. Os conflitos diários, discussões, argumentos e explosões de humor devem ser reduzidos, pois podem permear as interações diárias – sua e de seu filho. As normas sobre os comportamentos devem ser claramente estabelecidas. Ou seja, ele precisa de um meio familiar que tenha rotinas, que seja previsível e que especifique exatamente o que é esperado dele. Explique porque as pessoas devem se comportar desta ou daquela maneira, pois isto não é muito evidente na maioria das vezes. Fale das conseqüências de se comportar de modo diferente daquilo que é esperado pelas demais pessoas. É importante organizar as coisas de modo a ter certeza de que a criança vai conseguir realizar o que está sendo exigido dela. Se não completa os deveres de casa, a meta inicial deve ser que consiga completá-los inicialmente uma ou duas vezes na semana. È importante elogiar a criança sempre que for notado um progresso na atividade que está sendo trabalhada, pois os portadores de TDAH têm dificuldades em perceber a si próprios e também aos outros. Aprenda a prestar atenção positiva em seu filho, pois a atenção que você dá a criança é uma conseqüência ou recompensa extremamente poderosa. Faça uso de sinais verbais e não verbais de aprovação, como abraços, sorrisos, envolver a criança nos braços, um sinal de positivo com o polegar, use expressões como: “legal”,”bom trabalho”, “ É bom quando você...” “ Fantástico”.
Lembre-se nunca faça um falso elogio.

Tenha em mente sempre que toda melhora de comportamento leva tempo e somente o treinamento repetido torna a criança apta a “administrar” seu TDAH.

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