quarta-feira, 2 de maio de 2012

Orientações Como lidar com a Dislexia na Escola

Orientações Como lidar com a Dislexia na Escola • Coloque a criança longe de portas e janelas para evitar que se distraia com outros estímulos. Dê preferência pelas carteiras no centro da sala, perto da professora e longe das paredes. • Faça com que a rotina na classe seja clara e previsível. Escreva as atividades do dia num local visível e, vá riscando-as a medida que forem cumpridas. • Não fale de costas, mantenha sempre o contato visual. • Repita ordens e instruções ditas. Enfatize os pontos ou palavras-chave, para facilitar a retenção da informação. • Mostre os pontos-chave em um texto, destaque-os se necessário usando um lápis ou caneta marca-texto. • Dê uma supervisão adicional à criança e olhe as tarefas com freqüência mesmo em sala de aula. • Permita algum movimento durante as atividades longas. Deixe-a beber água, fazer um pequeno desenho na folha... É preciso um momento para atenuar o “esforço mental” constante, principalmente em tarefas com o código escrito. • Para que as tarefas não se tornem muito longas para a criança, divida-as em partes menores. Faça isso também com textos. • Incentive-a a parafrasear, isto é, dizer com suas próprias palavras o que entendeu e só depois passar para a escrita. • No quadro-negro, escreva de forma clara e espaçada. Faça linhas divisórias fortes e utilize cores diferentes. • Considere a qualidade e o conteúdo do que foi escrito. • Não desconte pontos dos erros ortográficos nas provas. Privilegie o conteúdo das tarefas. • Sempre que possível, transforme as tarefas em jogos. A motivação para o aprendizado certamente aumentará. • Estimule atividades em conjunto e a participação oral da criança em sala de aula. • Intercale as atividades de alto e baixo interesse durante o dia. Não concentre o mesmo tipo de tarefas num só período. • Incentive-o a utilizar uma estratégia facilitadora de leitura como: acompanhar o texto com o dedo, lápis ou régua. • A criança deve ter reforços positivos sempre que for bem sucedido, mesmo nos pequenos sucessos. Tenha o hábito de elogiar. Isso ajuda a elevar a sua auto-estima. • Realize tarefas visuo-auditivas ou multissensoriais. Tarefas com mais de uma pista, facilitam a compreensão e assimilação da informação. Exemplo: entonação na voz, dramatização, texturas, figuras, músicas etc... • Não privilegie a criança por ter dislexia. Apenas compreenda que suas dificuldades são reais e neurológicas e que ele necessita de tratamento especializado para evoluir como os demais. • Mantenha contato com o(s) profissional(is) que atende(m) a criança a fim de saber o que já foi trabalhado e qual a melhor forma de proceder em sala de aula.

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