segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

TDAH em crianças e adolescentes

A sigla TDAH significa transtorno do déficit de atenção/ hiperatividade. Trata-se de um funcionamento mental caracterizado pela seguinte tríade de sintomas: desatenção, impulsividade e hiperatividade ou excesso de energia.
O TDAH está presente entre 3 e 7% da população infantil em fase escolar. Ele ocorre independentemente de etnia, níveis de escolaridade, graus de inteligência e condições socioeconômicas. No que tange ao gênero, estudos recentes sugerem que a proporção de meninos para meninas seja de 3:1.
Entre as meninas predominam os sintomas de desatenção. Já entre meninos, predominam os sintomas de hiperatividade/impulsividade. A consequência desta diferença é que o TDAH é mais facilmente percebido em crianças do sexo masculino, já que sua intensa agitação atrai mais atenção. No sexo feminino, o problema pode passar despercebido, causando atrasos no diagnóstico ou até mesmo que nunca seja feito. Além disso, não se sabe ainda ao certo se o TDAH é realmente mais frequente em meninos ou se é subdiagnosticado em meninas.
Durante a adolescência, algumas características do TDAH podem ser exacerbadas, como a impulsividade, que, aliada aos conflitos próprios da idade, podem gerar rompantes de agressividade. A crescente dificuldade das tarefas escolares é agravada pela tendência à desorganização e à distração, em um momento em que os pais já não fazem tudo para o filho "crescidinho".

Sinais de alerta para o TDA em crianças e adolescentes


• Não presta atenção a detalhes, comete erros por descuido em tarefas escolares e outras;
• Tem dificuldade em manter a atenção em tarefas e atividades lúdicas;
• Parece não escutar quando lhe dirigem a palavra;
• Não segue instruções e não termina tarefas;
• Tem dificuldade para organizar tarefas e atividades;
• Perde coisas necessárias para tarefas ou atividade (brinquedos, lápis etc.);
• É facilmente distraído por estímulos alheios à tarefa;
• Apresenta esquecimento em atividades diárias;
• Agita mãos e pés ou se remexe na cadeira;
• Abandona sua carteira em sala de aula ou em outras situações em que se espera que permaneça sentada;
• Corre ou escala em demasia, mesmo quando é inapropriado ao local ou situação;
• Está frequentemente "a mil" ou "a todo vapor";
• Fala em demasia;
• Responde precipitadamente antes de uma pergunta ter sido completada;
• Tem dificuldade para aguardar sua vez;
• Interrompe ou se mete em assuntos dos outros.

O TDAH é causado por um mau funcionamento da neuroquímica cerebral. Estudos confirmam que há uma alteração metabólica principalmente nas regiões pré-frontal e pré-motora do cérebro. Como a região frontal é a principal reguladora do comportamento humano, falhas no funcionamento bioquímico desta região levariam às alterações encontradas no TDAH (desatenção, impulsividade e inquietação). Outro aspecto é o forte componente hereditário do TDAH. É comum a ocorrência de TDAH em várias pessoas de uma mesma família (pais, tios, avós, irmãos).

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