sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Os 10 Mandamentos da Educação dos Filhos

Os 10 Mandamentos da Educação dos Filhos

1. Pai, não me dê tudo que peço. Às vezes peço somente para obter, para compensar, para chamar atenção.

2. Não me dê ordens. Se ao invés de ordens me pedisse as ordens com firmeza e carinho, eu as faria rapidamente e com muito mais alegria.

3. Eu aprendo muito vendo seu comportamento diário diante de tudo. Isso é à base de toda formação do meu caráter. Lembre-se de que meus ouvidos escutam melhor a quem admiro mais, você. Então fique atento aos seus atos diante de mim.

4. Não me compare com ninguém, principalmente com irmão ou irmã. Se me fizer sentir pior que os outros, eu sofrerei muito mais.

5. Não grite comigo. Respeite-o mais quando você fala comigo, e não me faça gritar também.

6. Deixe-me andar com meus próprios pés, ter minhas próprias emoções. Se você fizer tudo por mim, eu jamais terei a alegria de poder aprender.

7. Quando estiver enganado em alguma coisa admita-o pois crescerá muito mais a minha estima por você, e isso me ensinará a reconhecer meus próprios erros.

8. Trate-me com a mesma amabilidade e cordialmente com que trata seus amigos, assim, aprenderei com você o respeito e a amizade.

9. Quando eu estiver atravessando momentos difíceis, ajude-me. Tente me compreender. Demonstre o seu amor por mim. Gosto de sentir que sou amado. Preciso de segurança para crescer.

10. Cuidado com os setes pecados capitais na minha educação.


Corrigir publicamente os filhos: a exposição produz humilhação e traumas complexos, difíceis de serem superados.
Expressar autoridade com agressividade: Ganhamos o temor dos nossos filhos, não o amor e o respeito dos mesmos.
Ser excessivamente crítico: obstrui a infância da criança.
Punir quando estiver irado e colocar limites se dar explicações.
Ser impaciente e desistir de educar.
Não cumprir com a palavra.
Destruir a esperança e os sonhos da criança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário